Estudo da Deloitte para o Cenp mensura impacto da publicidade na economia e geração de empregos
Thaís Monteiro
23 de setembro de 2021
Nesta quinta-feira, 23, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulga o estudo “O valor da publicidade no Brasil”, feito pela Deloitte para avaliar o impacto da publicidade na economia e sociedade do País. A pesquisa mostrou que, em 2020, a cada R$ 1 investido em publicidade, R$ 8,54 foram gerados para a economia brasileira. Além disso, o segmento empregou 435 mil pessoas direta e indiretamente em 2019, conforme dados do Ministério da Economia.
O dado de 1:8 foi obtido a partir da correlação entre o valor bruto investido em compra de mídia e o PIB brasileiro através de um modelo econométrico desenvolvido pela Deloitte no Reino Unido — segundo o Cenp, o mesmo estudo já foi realizado no País. Foram utilizados dados da Kantar Ibope Media e do próprio Cenp-Meios. O estudo também realizou entrevistas qualitativas com 40 lideranças da publicidade e revisou a literatura sobre o tema.
Segundo o levantamento, o investimento em mídia em 2020 foi de R$ 49 bilhões. O modelo econométrico estima que 1% de crescimento no investimento publicitário está associado a um crescimento de 0,06% no PIB per capita.
Durante a pandemia, o investimento em compra de mídia caiu. Essa queda pode estar relacionada ao impacto do faturamento das empresas consultadas: 60% dos entrevistados relataram forte queda no faturamento em 2020; 28% informaram queda leve; 6% estiveram em risco de sobrevivência; 3% não relataram impacto financeiro e 3% informaram um aumento.
A expectativa de desempenho do setor para os próximos doze meses é majoritariamente classificada como “média”. Essa foi a resposta de 52% dos consultados. É mais comum uma expectativa ruim (33%) do que boa (15%). Nenhum entrevistado respondeu “ótimo” ou “péssimo”.