Crescimento do Mercado Publicitário

Segundo dados do Projeto Inter-Meios sobre os primeiros seis meses deste ano, o investimento bruto em publicidade acumulou R$ 17,29 bilhões de janeiro a julho, alta de 18,17% em comparação ao mesmo período de 2013 e o segundo maior crescimento entre semestres em uma década.


Diante da queda de 0,2% do PIB do primeiro trimestre e de 0,6% no segundo, e da inflação acumulada de 3,75% conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o desempenho é digno de comemoração.


Apesar de executivos do mercado concordarem  que o segundo semestre deve desacelerar, os dados de julho ainda devem guardar boas surpresas, quando o mundial de futebol ainda estava em jogo.

Revisões para baixo

Os meios impressos perderam investimentos em mídia no semestre, como tem acontecido seguidamente. Guias e listas, em queda mais acelerada, recuou 35,6%, chegando a R$ 60,4 milhões. O meio projeta fechar 2014 com decréscimo de 30%, chegando a cerca de R$ 140 milhões de investimentos. Embora seja conhecida a atração que a Copa do Mundo gera para os meios eletrônicos, revistas e jornais haviam feito previsões mais otimistas no início do ano. Na primeira projeção do ano, haviam apostado em 4% e 6% de crescimento, respectivamente, mas perderam 8,62% e 6,54% (vide quadro abaixo).


O meio jornal também refez suas projeções de modo um pouco mais conservador, com recuo de 3%, mas se apoia na expectativa de que a fuga dos meios eletrônicos em época eleitoral ajude as publicações diárias. “Acreditamos que, a  partir de setembro, esse quadro deve começar a melhorar”, diz Flavio Steiner, diretor de mercado nacional do Grupo RBS, responsável pelo Zero Hora.


O meio jornal fechou o semestre com R$ 1,48 bilhão de investimentos brutos em mídia e ainda ocupa o segundo lugar de share,  com 8,6%. A expectativa de restabelecimento dos negócios em mídia ganha força com o lançamento de um novo marketplace durante o congresso do setor realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), em agosto.

Faturamento, Variação e Participação dos meios (2014)
MeioFaturamentoVariaçãoParticipação
TelevisãoR$ 11.912.505.802,5922,09%68,91%
JornalR$ 1.486.727.784,15-6,54%8,60%
TV PagaR$ 926.309.882,6148,98%5,36%
InternetR$ 776.256.906,8823,75%4,49%
RevistaR$ 721.532.756,41-8,62%4,17%
RádioR$ 688.713.364,5512,35%3,98%
Mídia ExteriorR$ 663.099.939,5735,91%3,84%
Guias e ListasR$ 60.386.903,55-35,59%0,35%
CinemaR$ 52.412.326,179,23%0,30%

Fonte: Meio&Mensagem


Financial Times reformula jornal e muda prioridades


A partir de segunda-feira 15, o Financial Times estreia uma reformulação de seu jornal impresso. A mudança é a maior feita pela empresa nos últimos sete anos. Com uma nova diagramação, tipografia e maior uso de elementos gráficos, como tabelas e quadros explicativos, a publicação quer tornar suas páginas, mais analíticas e visuais. A empresa também passa a adotar nova postura na versão digital. O portal será a primeira fonte para a divulgação de notícias enquanto o impresso terá uma cobertura mais aprofundada.

Fonte: Meio&Mensagem

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