É o fim da publicidade como a conhecemos

Na manhã do último dia do Web Summit 2019, Fernando Machado, CMO do Burger King, subiu ao palco para enterrar de vez a velha publicidade 

A primeira palestra do palco PandaConf serviu como um soco na cara da realidade de milhares de publicitários espalhados pelo mundo. “Apenas fazer propaganda não é o suficiente” foi uma das primeiras de inúmeras frases poderosas ditas por Fernando, que mostrou como a criatividade agnóstica é arma mais poderosa do Burger King.

Não minto ao dizer que nós comunicólogos, marqueteiros ou como queira se intitular, estamos vivendo um cenário que ao mesmo tempo é desesperador e inspirador. As mudanças drásticas que acontecem de um ano para outro (talvez em um intervalo ainda menor) nos forçam a aprender e a enxergar o mundo dos negócios com novos olhares. A armadilha está em se apoiar às novas tecnologias e novos conceitos para transformar o mercado já existente. O desafio não é sobre mudar a ferramenta (a publicidade), mas sim moldar o nosso olhar sobre os desafios de mercado e das marcas e definir qual caminho e quais ferramentas são as ideais para alcançar os objetivos. Precisamos parar de encarar nosso trabalho como sendo publicidade ou RP, digital ou offline. E esse é um caminho sem volta.

Devemos usar as ferramentas e tecnologias para melhorar nossos serviços para os clientes (ou para os clientes de nossos clientes), não apenas por usá-las. A ferramenta ou canal deve ter um propósito – e quem o define é sua ideia, sua criatividade.

O CMO do Burger King encerrou seus 25 minutos de fala com cinco pontos que resumem muito bem as necessidades deste contexto e nos inspiram a encará-lo com um olhar positivo:

1. A criatividade tem o poder de transformar a realidade.
2. Se parece um anúncio, soa como um anúncio e cheira como um anúncio, provavelmente não é um bom anúncio.
3. Sem dinheiro, sem problemas.
4. Se adaptar e aprender.
5. O primeiro ou nada.

Pouco antes de encarar essa dura realidade, passei no estande do Google para pegar um café e vi um letreiro luminoso que demonstra perfeitamente o lema que devemos adotar nessa Era da Complexidade que estamos vivendo, “For those who never stop starting” (Para aqueles que nunca param de começar). Mais do que nunca devemos ter o poder de desapegar do velho e abraçar o risco do Novo.


É o fim da publicidade como a conhecemos (e eu me sinto bem com isso).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Pesquisar

Veja mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Categorias

Arquivos

Sua mensagem foi enviada com sucesso.