Digital Media Latam (DML) 2019 mostra exemplos de financiamento e de posicionamento das marcas
Rayanderson Guerra
RIO — Em meio à revolução digital, veículos de comunicação espalhados pelo mundo buscam estratégias e caminhos nas plataformas virtuais para aumentar o engajamento do público, o crescimento dos modelos digitais de financiamento e de posicionamento da marca. No segundo dia do Digital Media Latam (DML) 2019, evento realizado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, executivos de empresas de mídia e comunicação apresentaram iniciativas de sucesso de veículos tradicionais com o uso de ferramentas digitais e redes sociais.
O diretor executivo de Publicação e Receitas do Consumidor do grupo Guardian News & Media, que edita o jornal britânico “The Guardian”, Richard Furness, mostrou como a combinação de uma estratégia baseada em assinaturas impressas e digitais aliadas a contribuições de leitores fizeram o grupo de comunicação recuperar-se financeiramente após quatro anos de resultados negativos.
Desde a adoção do modelo de contribuições de leitores em 2015, o Guardian já atingiu a marca de 1 milhão de doações. A meta do jornal é chegar a 2 milhões no próximo ano e fidelizar o público leitor.- O nosso desafio é manter a contribuição constante dos leitores. Quando mapeamos os picos de doações, vemos que há uma necessidade por jornalismo de qualidade. Recebemos mais doações quando há uma cobertura de grandes eventos, grandes matérias e furos de reportagem.
As mudanças nas tendências de publicidade online e nos hábitos de consumo digitais consolidaram a necessidade dos veículos de adequarem seus produtos, cada vez mais, à necessidade do público alvo. A vice-presidente de programação da CNN Digital nos Estados Unidos, Mitra Kalita, contou que o esforço dos veículos é aprofundar a experiência do telespectador e do leitor.- Estamos tentando fazer com que a CNN seja uma marca mais íntima do público. Por isso, investimos no contexto, histórias aprofundadas e em casos que surgem na própria internet e que consigam atingir um público mais jovem, millenial – disse.
A editora de estratégia off platform do New York Times, Anna Dubenko, também falou sobre a importância da escolha das plataformas digitais para a distribuição de cada conteúdo do jornal americano. Ela afirma que o foco para ampliar o público deve ser a experiência personalizada em cada meio.- Existe uma preocupação com a apresentação do conteúdo em nossas próprias plataformas, como o site, newsletter. O desafio é escolher em qual plataforma, rede social, vamos distribuir o conteúdo. E como fazemos para trazer o público destas plataformas de volta para o nosso site. Pra isso, valorizamos o trabalho dos nossos editores e jornalistas. Quando um repórter divulga a sua própria história nas redes, o alcance tende a ser mais próximo e íntimo do leitor.
O DML é um evento anual organizado pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), que representa mais de 18 mil publicações, 15 mil sites e 3 mil empresas em 120 paises.
O evento ainda contou com a participação de representantes do National Geographic, que detém a 126 milhões de seguidores no Instagram, La Vanguardia, Revista Processo e El Debate, do México; Pulzo.com, da Colômbia; Facebook Journalism Project (com iniciativas conjuntas com os jornais O Estado de S. Paulo e Estado de Minas); Reuters e UOL.