Pyr Marcondes | ProXXima
“A TV segue líder dos investimentos em mídia no País, com 54,7% (R$ 2,3 bilhões, seguido de Internet com 19,1%. (R$ 724 milhões). O número de agências participantes triplicou e agora o estudo subdivide internet em 5 categorias. A amostra de agências deste segundo trimestre triplicou, o que empresta ao índice ainda mais credibilidade e consistência estatística.
Como analisa o repórter Bárbara Sacchitiello em matéria no site do M&M, “O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) cumpriu o planejamento de aumentar o painel das agências participantes do CenpMeios, projeto que visa mapear o investimento em mídia no mercado brasileiro.
O painel, que teve início em 2017 com a participação de 75 agências – e que em 2018 conseguiu a obtenção de informações de 78 agências – agora, apresenta o primeiro panorama de 2019 com a participação de 214 agências de publicidade.”
Mas a maior novidade do CenpMeios é o detalhamento dos investimentos em subcategorias do meio internet, agora estratificado em Audio, Busca, Display e Outros, Social e Video, sendo ainda Display e Outros a categoria que mais absorveu os aportes de agências e anunciantes nesse setor.O destaque para se prestar atenção é que Busca, uma categoria que sempre atraiu muitas verbas do mercado, aparece na terceira posição, mas bastante abaixo de Display e Social.