Jornal ANJ Online
22 Agosto 2019
O principal meio de acesso à informação dos políticos em exercício hoje no Brasil é o jornal, segundo a edição mais recente da Pesquisa sobre Consumo de Informação dos Congressistas, realizada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANBB) e pelo DataPoder360. Os jornais têm a preferência de 20% dos congressistas entrevistados, segundo o estudo, seguidos por televisão (17%), portais de notícia (16%) e redes sociais (15%). Além disso, 71% disseram considerar a repercussão de temas na mídia tradicional importante na hora de decidir votos.
O levantamento mostra que 24% dos entrevistados consideram a repercussão extremamente importante e 47% importante, informou o site Poder360. Para 15% ela é mais ou menos importante e pouco importante para 12%. Outros 2% não souberam ou não responderam.
Em relação às redes sociais, 98% dos políticos afirmaram utilizar mídias sociais em seus mandatos. As redes sociais mais utilizadas são o Facebook (31%) e o Instagram (31%). O Twitter (27%) e o YouTube (10%) aparecem na sequência.
Sobre a influência das mídias sociais na atuação no Congresso, 36% consideram que a repercussão nas redes é extremamente importante, 39% acham importante e 12% mais ou menos importante. Para 10% é pouco importante e 2% consideram sem importância. Os outros 2% não sabem ou não responderam.
O estudo foi realizado de 3 a 27 de junho de 2019. Foram feitas 297 entrevistas com congressistas de todos os partidos (40 senadores e 257 deputados) e a seleção foi proporcional ao tamanho das siglas no Congresso Nacional.