07 agosto de 2014 · por Veronica Barros
ComuniQ aplicativo móvel ajuda a reunir o conteúdo de moradores, permitindo que os leitores facilmente compartilhar esse conteúdo através das mídias sociais. No prazo de sete meses, 10.000 aplicativos foram baixados. Mais tarde, a equipe agregados todo o conteúdo em um site para atingir os usuários não-móveis.
ComuniQ é uma plataforma móvel para trazer o público mais perto das redações do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) , um conglomerado de TV, jornal , rádio e empresas de portal de notícias da Internet em Recife, Pernambuco, Brasil.
Esta grande variedade de canais de mídia e tomadas necessários para reunir conteúdo de notícias relacionadas com a apresentada pelos cidadãos locais de uma forma mais organizada. Os métodos utilizados anteriormente pelos jornalistas eram e-mail e redes sociais, mas os principais problemas foram a falta de controle de fluxo de conteúdo e da incapacidade de saída a grande quantidade de conteúdo recebido todos os dias.
Para resolver esse problema, SJCC TV, jornal, rádio, e executivos da Internet uniram-se com i2 Mobile Solutions , uma empresa local especializada em experiências móveis, design e tecnologia para os consumidores.
Após reuniões iniciais para determinar os objetivos e as prioridades para o projeto, alguns conceitos foram testados e protótipo para obter feedback de jornalistas, editores de redação, e potenciais utilizadores.
A solução resultante foi uma aplicação móvel para iOS e Android, onde os usuários podem enviar vídeos, fotos, áudio e textos que são imediatamente recebidos por um painel com base em cronograma Web, ou painel, administrado por jornalistas de todas as empresas de notícias SJCC. O Dashboard usuários notificado automaticamente quando seu conteúdo foi usado por qualquer um dos canais de mídia SJCC.
A primeira versão do ComuniQ foi lançado durante um workshop para estudantes de jornalismo em 26 de novembro de 2013.
A solução foi muito bem recebido e ajudou jornalistas gerar dezenas de relacionados com notícias peças de conteúdo através de vídeos, fotos, áudio e as informações enviadas pelos usuários nas primeiras semanas após o lançamento.
O usuário autor créditos foram dados por todo o conteúdo usado, o que impulsionou a palavra do instrumento da boca popularidade devido à visibilidade canais de mídia locais previstos para as contribuições dos cidadãos.
A aplicação móvel mais tarde foi atualizado para permitir aos usuários visualizar todo o conteúdo enviado por outros usuários, o que foi chamado de alimentação pública. Nesta segunda versão, também foi possível compartilhar conteúdo no Facebook, Twitter e WhatsApp.
Um site agregando todas as contribuições dos usuários foi lançado no www.comuniqapp.com.br para aumentar a visibilidade do conteúdo gerado pelo usuário. O site espelhou o feed público de aplicativos móveis e permitiu que os usuários não-móveis para também acompanhar as notícias locais e histórias postado por sua comunidade.
Nossa estratégia Web para ComuniQ também incluiu um widget newsfeed colocado em todos os sites da rede de notícias SJCC que resulta em uma média de 70 mil page views mensais para o site do ComuniQ.
SJCC reforça continuamente o uso de ComuniQ com uma campanha de comunicação em todos os meios de comunicação (TV, rádio, mídia impressa, online e offline) para alcançar mais usuários e educar sobre os benefícios de ferramentas e novos recursos.
A plataforma também permite SJCC enviar notificações push chamadas missões aos usuários do aplicativo, solicitando determinados tipos de conteúdo ou participar de atividades divertidas que serão posteriormente apresentados na TV, jornais, programas de rádio e online.
Após sete meses, ComuniQ tem aproximadamente 10.000 instalações de aplicativos, 60% para o Android e 40% para iOS, com 8.000 conteúdos apresentados pelos usuários, que 520 foram apresentados ou utilizados como fonte para fins jornalísticos nos canais de mídia SJJC, inclusive em várias capas e páginas do Jornal do Commercio, o principal jornal do Recife.
O projeto também foi premiada como a melhor rede social móvel e melhor ferramenta móvel de 2014 no Prêmio Tela Viva Móvel, evento anual que premia os melhores cases de projetos móvel no mercado brasileiro.
Autor / Contato: Veronica Barros é diretora de mercado leitor do Jornal do Commercio, com sede em Recife, Pernambuco, Brasil. Ela pode ser alcançado em vbarros@jc.com.br.
Fonte: INMA Ideas
Weekly Update – August 12, 2014
Read more: http://www.inma.org/blogs/ideas/post.cfm/mobile-platform-aggregates-user-generated-content-unites-jornal-do-commercio-audience#ixzz3AHdvrHrc