“Identidade capixaba” garante ao jornal A Gazeta (ES) conversão de 85% dos assinantes migração do impresso para digital

Jornal ANJ Online 
13 Novembro 2019


Jornais diários de todo o mundo investem em estudo e planejamento estratégico para projetar qual é o melhor momento – e se é o caso – de migrar parcela ou a totalidade de suas edições impressas para o meio digital. Todos sabem que cada caso tem a sua peculiaridade, mas as experiências bem-sucedidas são acompanhadas de perto pelos publishers, em busca de aprendizado. Por isso, a palestra do Diretor de Marketing e Desenvolvimento da Rede Gazeta, André Furlanetto, foi bastante concorrida durante a Digital Media Latam 2019, realizada nesta semana no Rio de Janeiro. O jornal do grupo do Espírito Santo, A Gazeta, segundo o executivo, conseguiu uma conversão de 85% dos assinantes do impresso para o digital quando abandonou o papel em 30 de setembro, mantendo apenas uma edição impressa no fim de semana.

Furnaletto apontou a decisão de apostar, no meio digital, em um jornalismo qualificado, com notícias nacionais, mas muito voltado para o noticiário regional e local, fortalecendo sua identidade capixaba, aproximando ainda mais jornal A Gazeta de seus leitores. O diário busca, com isso, fortalecer e ampliar sua influência e se apresentar como referência de informações da região: a primeira fonte de notícias e os furos jornalísticos no estado, segundo a Associação Mundial de Editores (WAN-IFRA), organizadora do Digital Media Latam, encerrado nesta quarta-feira (13).

Dentro da estratégia, o objetivo é ser o principal jornal presente no cotidiano dos capixabas, abordando como as notícias nacionais e internacionais afetam a vida daquela população. “O desafio para a Gazeta é desenvolver uma melhor experiência digital com maior padrão de jornalismo, mesmo com audiência pequena”, disse Furlanetto.

Ele explicou como se deu o processo de digitalização do jornal com o programa T-Digital. Nesse processo, o Jornal A Gazeta restringiu a circulação da versão impressa aos finais de semana, com conteúdo mais aprofundado. Furlanetto destacou que, em pesquisas, o público ainda tinha um apego ao papel. Apesar disso, o jornal conseguiu converter 85% dos seus assinantes do impresso para o digital, antes da migração completa, com o auxílio da Caravana Digital: funcionários saíam de vans pelas ruas para explicar aos leitores a transição e convencê-los a assinar ou digital.

No ambiente digital, a Gazeta trabalha com o objetivo compreender quais as características do acesso ao portal. Assim, é determinado se um leitor é um potencial assinante para oferecê-lo um plano adequado. Na análise de perfis, quem está disposto a pagar pela versão premium vai ter acesso a conteúdos mais trabalhados e a opiniões de colunistas especializados, com uma experiência de ser mais bem informados com reportagens exclusivas.

Uso de tecnologias para melhorar a experiência em conexões lentas

No processo de digitalização do jornal, grupos de estudos foram formados para que esse processo fosse assimilado mais facilmente. A Gazeta fez uso de tecnologias para melhorar a experiência de navegação, inclusive algumas tecnologias oferecidas por empresas como o Google. Furlanetto citou como exemplo o AMP Ready, um otimizador de sites mobile em código aberto apoiado por grandes empresas de tecnologias e portais de notícias para carregamento rápido mesmo em conexões lentas.

Furlanetto contou que a equipe da redação precisou de treinamento intenso para também se adaptar às mudanças: “Criamos um novo fluxograma de horários e dinâmica da redação quando o impresso foi suspenso e se tornou digital.” A mediadora Luciana Cardoso, Diretora Digital do Estado de S.Paulo perguntou a Furlanetto como sua equipe reagiu às mudanças, e ele foi enfático ao respoder: “A mudança de cultura é o novo normal. Temos que continuar treinando constantemente para seguir à frente”.Texto editado a partir de reportagem de Mateus Garcia e Adriana Lorete (foto)/WAN-IFRA

Leia mais em:
https://blog.wan-ifra.org/2019/11/11/jornal-a-gazeta-migra-do-impresso-para-o-digital-com-conversao-de-85-das-assinaturas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Pesquisar

Veja mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Categorias

Arquivos

Sua mensagem foi enviada com sucesso.