Publicado em Segunda, 06 Outubro 2014 19:14
Escrito por Nathália Carvalho
Editora-executiva do Expressen GT, periódico da Suécia, Frida Boisen participou do Seminário Internacional de Jornais, organizado pela International News Media Association (INMA), na última semana. Com a missão de falar sobre o trabalho nas mídias digitais, ela trouxe ao mercado brasileiro um tratamento diferente às notícias no Facebook. O veículo para o qual trabalha tem apostado no contato dos leitores com os jornalistas por meio das redes, além de estar levando assuntos específicos às fan pages.Animada, Frida explicou que as pessoas fazem parte das redes para se sentirem vivas, participarem e dividirem histórias. “Vamos começar pelo Facebook, pois é a rede social mais importante. Se você quer trabalhar nessa mídia, precisa entender dela”, disse no início de sua apresentação. De acordo com a executiva, as notícias precisam ser tratadas dentro da rede de maneira que faça o “coração das pessoas baterem mais forte”. Ela explica: “tudo que faz seu sangue ferver e assuntos que te tocam como ser humano são histórias em potencial para ser divididas nesses sites”.
A editora-executiva explicou, ainda, que vale a pena criar fan page específica para notícias com grande apelo emocional. “No GT, trabalhamos com microtarget. Neste ano, vivi uma experiência engraçada com a minha filha de oito anos. Ela queria usar sutiã, disse que as amigas usavam. Falei com as mães das amigas e elas disseram que compraram pois as meninas haviam pedido. Fiz um artigo sobre o assunto que foi muito compartilhado. Com isso, achei que seria importante também ter a página dentro do Facebook. Criamos, assim, uma fan page com o lema ‘Deixem as crianças serem crianças’. Foi um espaço para falar sobre o assunto”.
Além disso, outras apostas foram feitas. Frida contou que o veículo apostou em páginas dentro do site do impresso, como a Omtalat.nu, que traz vídeos que fizeram sucesso na internet, e o Gilladjur, com pequenos filmes “fofos” sobre animais. A editoria de esporte também resolveu apostar neste formato. Frida tem a mesma opinião e conselho dos demais palestrantes do Seminário INMA: “não tenha medo de tentar”. Para ela, é importante, neste momento, agir rapidamente. “Vocês são jornalistas! Sejam os primeiros a falar sobre os assuntos. Para viralizar conteúdo na internet, você precisa estar envolvido, precisa entender o seu leitor, falar rápido e pensar grande. Não tenha medo de ter força nas redes sociais”, finalizou.
Frida Boisen durante apresentação no Seminário INMA (Imagem: Studio 3X)
Fonte: Comunique-se